O equipamentos de bordo tacógrafo, (cronotacógrafo), assim tecnicamente chamado, é um equipamento obrigatório e seu funcionamento esta atrelado a leis específicas, e as informações que este equipamento transmite ao disco constante nele, não requer nenhum curso técnico ou especifico. Sua leitura não é um bicho de sete cabeça, qualquer pessoa pode fazer basta seguir as informações a seguir que o sucesso na captura das informações serão bem sucedidas.

Apesar de poder ser feita de forma manual, o processo é lento, tedioso e improdutivo, a solução é a utilização de softwares de leitura de discos de tacógrafos, como o Velomark LDT, que agiliza o processo da leitura, e na recuperação dos dados.
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       Primeiramente, vamos entender que o disco de tacógrafo possui um sistema de horas, e é a base desse sistema que vamos analisar todo o disco.

       As horas do disco como podem ver, estão ao redor da borda externa de todo o disco e logo abaixo também, como indicam as setas em vermelho (15 horas), cada “risco”, após o horário, equivale a 5 minutos.

       Analisaremos o disco a partir do horário mencionado, (15 horas), assim traçaremos uma reta do horário da borda do disco até o horário de baixo perto do centro do disco, como mostra o risco em vermelho, depois continua azul e depois amarelo, esta dividido em cores para melhor visualização, mas analisaremos somente o risco vermelho.

Vamos observar a imagem ao lado

No disco estão separadas pelas seguintes cores.

Vermelho  -  Velocidade

Azul - tempo de direção

Amarelho - Distancia.
       Ao lado , temos o disco com o gráfico da velocidade, onde as setas a esquerda (amarelo) indicam a velocidade, a primeira linha pontilhada equivale 20 KM/h, a segunda equivale a 40 KM/h, a terceira equivale a 60 KM/h , e assim sucessivamente, no próprio disco vem especificado os valores correspondente a cada velocidade, como mostra na figura circulado em preto.

       Então, cada vês que a marcação do gráfico subir, significa que a velocidade do veículo esta subindo, como exemplo, no gráfico acima a velocidade máxima atingida foi de 90 KM/h seta azul, chegamos a esta conclusão, pelo fato da marcação do gráfico estar entre a velocidade de 80 KM/h e 100 KM/h.

       Quando o gráfico marcar a parte de baixo do disco perto dos pontos dos horários, seta preta, com uma linha horizontal, significa que o veículo não teve velocidade alguma, ou seja, ficou parado.

       Lembrando sempre que os horários do disco representa a hora certa de cada marcação de velocidade, exemplo com a velocidade  máxima de 90 KM/h no gráfico a  hora em que foi atingida foi as 11h40min, seta laranja.
       Onde aparece apenas uma linha fina horizontal, (seta vermelha), é que o veículo não se movimentou, onde a linha fica mais espessa (seta verde), é que o veículo se movimentou e atingiu alguma velocidade; Lembrando que qualquer velocidade acima de 1 KM/h, ele já registra com uma linha “alta”.
       Agora vamos analisar o gráfico de distancia, amarelo, que tem como objetivo saber  exatamente quantos quilômetros foi rodado em determinado tempo.

       As linha formam um zig-zag, cada linha, subindo ou descendo representa a kilometragem de 5km
No gráfico da distância, amarelo, temos duas linhas pontilhadas superior e duas inferior, na primeira linha pontilhada superior, seta preta, até a ultima linha pontilhada inferior, seta preta, equivale a 5 KM.
       A cada risco completo equivale a 5 KM, acima, tem um exemplo, da seta vermelha até a seta preta, equivale a 5 KM e da seta preta até a seta verde equivale a mais 5 KM, e assim sucessivamente.

       Na imagem ao lado observamos  10 linhas completas, e 2 não completas, veja no exemplo.
       As duas linhas tracejadas paralelas, tanto as superiores quanto as inferiores, entre elas equivale a 1KM, e já que sabemos que temos 10 linhas completas somadas ( 10 x 5KM = 50 KM), agora precisamos analisar quanto vale as duas linhas incompletas.

       A linha não completa ela esta iniciada acima da linha dupla que representa 1 KM, significa que dos 5 kilometros que representa uma linha completa, você desconta 1KM e assim você terá um total de 4 KM percorrido, como as duas linhas não completas pararam na mesma posição, isso significa que 4 Km + 4 KM = 8 KM e se somar-mos aos 50 KM das linhas completas temos:

50KM + 8 KM = 58 KM rodados.
       Analisando a figura ao lado, podemos observar um traço de cima (extremidade) do disco até a parte de baixo (inferior) do disco, uma reta na vertical preta, indicado pela seta vermelha.

       Este risco traçado pelo aparelho no disco. informa que o aparelho em determinado momento foi aberto, como demostrado no disco de diagrama como exemplo, as 05:15 o aparelho foi aberto.
Análise dos discos de tacógrafos

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Tacográfica